domingo, 4 de março de 2012

Falando em público: dicas para uma apresentação agradável e eficiente




 Cative o público e passe sua mensagem de uma forma simples, objetiva e persuasiva
Para uma apresentação corporativa ser chata não é preciso muito. A grande maioria dos executivos tem certa dificuldade em apresentar um conteúdo diferente, que cative o público e o mantenha interessado. Pensando nisso, o site Inc.com selecionou algumas dicas valiosas que podem ajudar muito na hora de montar uma apresentação.

Preparação

Construa uma história: uma apresentação se torna chata quando as informações são dadas sem nenhum contexto ou sentido. Portanto, conte uma história, tendo o público como os personagens principais. Leve elementos do mundo deles para a apresentação e lembre-se de identificá-los como os grandes heróis.


Mantenha relevante: o público só presta atenção nas histórias e ideias que são imediatamente relevantes. Use as informações que você julga importantes e esqueça dos blablablas.
Corte a introdução: uma introdução verborrágica que fala muito sobre você, sua carreira, a empresa ou o assunto são dispensáveis. Tente fazer uma introdução pequena, objetiva e simples, mesmo que sua apresentação seja longa.
Comece com a corda toda: dê o pontapé inicial de sua apresentação com algum fato revelador. Fale algo que as pessoas não saibam e que as surpreenda e vá naturalmente abordando pontos que lhe interessa falar.

Seja breve: você já recebeu alguma reclamação de que certa apresentação foi muito curta? Claro que não. Portanto, corte pela metade a apresentação original ou a deixe ainda menor.
Use fatos e não generalize: conceitos difusos revelam pensamentos confusos. Reforce o seu argumento usando histórias reais e fatos que são quantificáveis, verificáveis e memoráveis.
Customize cada apresentação: não adianta achar que todo público é igual. Uma apresentação utilizada para qualquer ocasião é como usar sempre a mesma roupa. Todo público é diferente e sua apresentação também precisa ser. 
Simplifique os gráficos: as pessoas desligam seus cérebros quando são confrontadas com gráficos e tabelas complicadas. Use desenhos simples e realce as informações que são realmente importantes.
Deixe a imagem de fundo apenas como fundo: utilize cores neutras nos slides, pois imagens rebuscadas ou de cores fortes podem desviar a atenção.
Use fontes fáceis de ler: não tente dar ao público dor de cabeça, tentando inovar com fontes mirabolantes. Use fontes fáceis de ler, de tamanho grande e evite negrito, itálico ou caps lock.
Apresentação

Na hora H alguns cuidados devem ser tomados. Lembre-se de checar os equipamentos antes da apresentação, falar com o público evitando ler os slides e não pule nenhuma parte. O ideal é usar os slides para te relembrar os tópicos da conversa, mas manter a apresentação como um bate-papo em que você interage e olha para a plateia. Também é importante manter a ordem dos slides para não dar a impressão de desorganização e manter certo humor - profissional, claro. Evite assuntos polêmicos que podem desviar a atenção do tema principal, não use jargões e use seu tempo com sabedoria, sem atrasar ou adiantar demais.

Seguindo essas dicas, é possível construir uma apresentação agradável, simples, objetiva e que dará bons resultados. Se quiser contribuir com a matéria, deixe nos comentários abaixo alguma sugestão para tornar uma apresentação mais eficiente. Boa sorte!

www.fbde.com.b

Nenhum comentário:

Postar um comentário