terça-feira, 10 de janeiro de 2012

A onda deste verão é malhar também o cérebro! (Parte 01)

Se você é uma pessoa que está sempre imaginando e pensando fora do quadrado pode até não conhecer a palavra NEURÓBICA, mas com certeza deve praticá-la bastante. Se nós não exercitamos o nosso corpo, com o tempo ele sofre os efeitos nocivos do sedentarismo físico. Com a mente não é diferente. É por isto que eu já falei em alguns artigos que criatividade é mais transpiração do que inspiração. Precisamos malhar para desenvolver o potencial da nossa mente Hoje nós falaremos sobre como praticar a neuróbica, que é um tipo de ginástica para a mente, para nos ajudar a sair do sedentarismo criativo.

A mente precisa ser treinada, estimulada e desenvolvida. Eu chamo de TED este processo. Não se esqueça de dar um TED na sua mente sempre. Você perceberá que aos poucos quanto mais TED a sua mente receber, mais flexível, dinâmica e criativa ela se tornará. 

A neuróbica tem desenvolvido bastante nos últimos anos, principalmente com novas descobertas no campo da neurociência. Uma das recentes descobertas revela que o cérebro mantém a capacidade de crescer e mudar o padrão de suas conexões. Alguns pesquisadores já falam em neuroplasticidade, mas como é um tema ainda muito polêmico, vamos apenas malhar com o intuito de desenvolver a nossa criatividade. O objetivo é fazer as coisas do nosso dia a dia de forma diferente.

Quando saímos da rotina, o cérebro precisa manter-se alerta para identificar e reconhecer os novos caminhos, pois foi tirado do piloto automático. Por isto é tão importante não entrarmos no SPA – Síndrome do Piloto Automático.  Estes exercícios oferecem novas experiências ao cérebro, podendo combinar o uso de um ou todos os seus sentidos (visão, olfato, tato, paladar e audição).

A neuróbica foi criada por Larry Katz, nos EUA em 2000 (Wikipédia). Um dos princípios propostos foi a ativação do maior número possível de áreas do cérebro. Este esforço contribui para ampliar o alcance da ação mental, com maior agilidade e flexibilidade.  Nós não devemos nos preocupar com a morte das células cerebrais, pois isto é inevitável com o envelhecimento, mas podemos minimizar o impacto da perda ou enfraquecimento das conexões, fortalecendo-as com estes exercícios, ou estimulando as transmissões de informações em maior velocidade. Segundo Katz, o declínio da mente pode não decorrer da morte das células cerebrais, mas da redução das conexões entre elas. Então nós devemos exercitar a mente todos os dias e ter uma vida mais criativa.

Como em toda academia, nós precisaremos de um diagnóstico. Se você tem muito tempo que não exercita a sua mente, não pode querer fazer tudo de uma vez. A mente sentirá os efeitos do excesso de exercício, podendo provocar o cansaço mental desnecessário. Para aquecermos começarei com alguns exercícios básicos que poderão ser realizados todos os dias. Eu pratico neuróbica há mais ou menos 3 anos. Vários exercícios já fazem parte do meu dia a dia, com o objetivo de reduzir o número de atividades rotineiras.  As pesquisas revelam que o nosso dia é preenchido com 80% de atividades rotineiras. Não se propõe acabar com a rotina, pois elas nos ajudam bastante na economia de energia, mas nao podemos também deixar em níveis tão altos como este.

Então vamos exercitar!
Segunda-feira – Primeira semana
1º. – Na primeira refeição, se você tomar café, substitua-o por outro líquido que tenha aroma forte como o café. Sinta o arome, deixe a informação cheiro ser reconhecida pelo seu cérebro. Pode ser um chá ou até mesmo um aromatizante no café. Pegue a chícara ou o copo com a mão não dominante..
2º. - Tome o banho com os olhos fechados. Procure não abri-los. Sinta a textura da bucha, do cheiro do sabonete, a temperatura da água, passse o pé no ralo e tente contar os furos do ralo. Sinta o maior número de detalhes possíveis no banho e por último tente imaginar quantos minutos durou o seu banho. Logo em seguida olhe no relógio.
3º. – Durma do lado contrário da cama, virado para os pés e procure olhar o seu quarto a partir deste novo ponto de vista. Ao acordar, procure refletir como você se comportamentou.

As atividades do restante da semana estarão disponíveis no FACEBOOK clezioamorim@bol.com.br.   Na noite de segunda terão as atividades de terça e assim até fecharmos a semana.

Reflexão da semana: A criatividade nao é um feito, mas um contínuo esforço em direção ao novo.

Por: CLEZIO GONTIJO AMORIM – Graduado em Administração, Especialista em Exportação e em Ecoturismo. Mestre em Administração e doutorando em Turismo e Desenvolvimento Sustentável.

Nenhum comentário:

Postar um comentário