segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

O QUE É CONSULTORIA E QUEM SÃO OS CONSULTORES - Na área médica


Consultoria é a atividade profissional de diagnóstico e formulação de soluções acerca de um assunto ou especialidade. O profissional desta área é chamado de Consultor.

Consultor é o profissional que, por seu saber, sua experiência, é procurado para dar ou fornecer consultas técnicas ou pareceres, a respeito de assuntos ou matéria dentro de sua especialidade. É uma profissão exercida por pessoas formadas em Contabilidade, Administração, Economia, Direito, Engenharia, Psicologia, dentre outras...

CONSULTORIA ESPECIALIZADA - É aquela que atua em um ou poucos assuntos dentro de uma área de conheçimento.

A atividade de Consultor pode ser exercida pela pessoa autônoma ou empresa especializada, neste caso denominada Consultoria.

ALGUNS TIPOS DE CONSULTORIAS ESPECIALIZADAS

CONSULTORIA ESPECIALIZADA EM SAÚDE
Tem como possíveis áreas de atuação:

1. Educação continuada/Treinamento
Temos como exemplos:

A) Treinamento em Primeiros Socorros & Prevenção de Acidentes;

B) Palestras sobre temas relacionados à Saúde, como Dependência Química, Etc...


2. Eventos
Temos como exemplos:

A) Simpósios;

B) Workshops;


A.1) Simpósio sobre Dependência Química


A. 2) Workshop sobre Saúde Ocupacional & Stress,onde podemos abordar um tema como "Prevenção de Doenças & Stress."


Além destas formas de atuações, temos o trabalho de Consultoria através de análise e diagnóstico, utilizando as ferramentas de análises e estudos para saber quais são os objetivos e as necessidades atuais e futuras da empresa no que se refere aos temas relacionados a questões de saúde para os colaboradores e funcionários da empresa ...

CONSULTORIA ESPECIALIZADA EM TERMINOLOGIA MÉDICA

Consultoria Especializada em Terminologia Médica não é diferente das consultorias feitas para empresas de outros ramos. A única diferença é que ela é voltada para empresas do setor médico,como clínicas, hospitais, laboratórios, indústrias farmacêuticas, e demais empresas médicas.

De acordo com a área de atuação de cada empresa, existem diferentes formas de usos da linguagem, com elementos distintos e específicos, próprios do mercado no qual a organização atua.

O trabalho de Consultoria em Terminologia Médica (no nosso caso, trabalharemos com a Terminologia Médica Inglesa), começa pelo mapeamento das necessidades da empresa, quanto ao uso que seus funcionários e diretores devem fazer da Terminologia Médica, de acordo com a área de especialização.

O passo seguinte é fazer um "diagnóstico(raio-x)" preciso, que determine o nível de conheçimento do idioma inglês que estes profissionais tem em relação à expectativa da empresa.

A partir daí, é possível definir as metas a serem alcançadas e traçar um plano de ação estrategicamente elaborado, a fim de atingir o objetivo e atender à expectativa da empresa.

Resumindo tudo o que falamos,precisamos estar focados em 4 pontos principais para que o trabalho de Consultoria em Terminologia Médica seja bem-sucedido:

01-Mapeamento das necessidades da empresa.

1º Levantar as necessidades de domínio da língua, em todas as áreas e setores, para obter o aperfeiçoamento da comunicação.

02-Diagnóstico da empresa.

2º Nível do domínio da língua de cada área ou setor e funcionário envolvido.

03-Definição de metas.


3º Definir os objetivos e metas específicos de cada área ou setor, função e funcionários a serem alcançados.
04-Plano de ação.

4º Traçar o plano de ação com programas personalizados, considerando as necessidades,nível e tempo disponível. 

Por: Marcos Fleury,  Serviços de Consultoria  Especializada na Área das Ciências da Saúde e Terminologia Médica para Pessoas Físicas e Jurídicas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário