segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

12 últimos conselhos antes do mundo acabar.

Existe sim, a possibilidade do mundo acabar em 2012. Mesmo que mínima, essa possibilidade de fato existe. Estou preocupado e não poderia acabar o ano sem deixar de escrever meu último post com os 12 últimos conselhos antes do mundo acabar.

Se conselho fosse bom não se dava, vendia. Isso é uma mentira deslavada.Estamos na era da generosidade, como proclama @gilgiardelli, então, essa coisa de vender conselho bom foi sepultada.

Conselho 1 – Tenha um plano C
O Brasil cresceu e a mão de obra não acompanhou, temos muitas oportunidades de ganhar dinheiro, mas tem muito guru ensinando você a trabalhar apenas em um único negócio. Eu sou contra isso. Tem muito "bostolhoco" ganhando dinheiro sem fazer esforço, simplesmente pelo fato de que o mercado está suplicando mão de obra especializada e não encontra, ai os pangarés fazem a festa. Tem empregada doméstica em SP ganhando 1000 mil reais por mês e fazendo exigências aos patrões dignas de terroristas, é a demanda massacrando a qualificação. Por que não emprestar seu talento para outros negócios? Claro que você precisa trabalhar focado, mas meu conselho é trabalhar focado em vários negócios. Eu sou executivo, palestrante, investidor anjo e em 2012 estou tirando meu CRECI de corretor de imóveis. Como você percebeu, já estou no plano E.

Conselho 2 – Crie um produto sexy para resolver um problema chato
O universo de oportunidades com o advento da internet e o crescimento da população é monstruoso, você pode ganhar dinheiro em casa sentado na varanda, é só ter a grande idéia. Você me pergunta: como faço para ter a grande idéia? Eu sinceramente não sei, mas posso te dizer algumas coisas que podem ajudar nesse processo criativo: crie um produto ou serviço que seja sexy, que resolva um problema chato e que agrade a um público específico. Agradar a todo mundo é suicídio empresarial. Uma dica de um novo serviço bacana é @compreafesta do meu amigo @joaokepler. Indico também o @MenuDahora .

Conselho 3 – Saia da zona de conforto
As coisas são mais simples do que parecem, quase sempre temos medo de arriscar e ficamos enterrados na nossa zona de conforto. Tente fazer uma coisa diferente só por diversão, tipo: você gosta de alguém da TV? Tem algum empresário bacana que admira? Ok, chegou a vez de ligar para ele, SIM, não mande email, tente ligar, fale com a secretária, diga que é um amigo e quem sabe você emplaca um gol, tipo quando o Steve Jobs ligou para o dono da HP para tirar umas dúvidas e depois de 5 minutos de conversa foi chamado para trabalhar com ele. Arrisque e surpreenda-se com os resultados.

Conselho 4 – Seu bolso é a parte mais importante do corpo
Quem sabe muito sobre esse assunto são os colegas: @navarro e o @gcerbasi – Estou com eles quando o assunto é finanças pessoas e independência financeira. A era do INSS acabou e tem muita gente pagando 189% de juros no cheque especial sem ter a mínima idéia de como sair dessa hecatombe. A dica é cortar a sangria, aumentar a renda tendo um plano B e investir um pouco para garantir o futuro. Quanto mais novo, mais vale o risco de vender um carro e fazer um MBA por exemplo.

Conselho 5 – Terceirize tudo que você puder
Em uma sociedade com 7 bilhões de pessoas você tem especialista para tudo. Pare com essa mania de querer aprender tudo, É HORA de terceirizar, das coisas mais simples até as mais complexas, use seu tempo para focar no que realmente você tem talento. O tal do amigo secreto é um exemplo: tem coisa mais chata que sair de casa, estacionar, entrar em uma loja, escolher o presente e etc? Pois é, eu terceirizei esse serviço por R$ 10,00 reais e adorei. Seu tempo é valioso, aproveite melhor a vida.

Conselho 6 – Cuide do shape ou vire um zumbi
Tem um amigo meu que gosta de dormir pra caramba, ele acha legal, eu acho horrível. Perder a vida dormindo é uma droga. Durante muito tempo negligenciei minha saúde e nesse último ano estou correndo atrás do prejuízo, emagreci 20kilos e melhorei minha concentração, energia e disposição para enfrentar as broncas do dia-a-dia. Temos várias desculpas para não malhar, mas a era das desculpas acabou! Você precisa ter um corpo com saúde para trabalhar no estilo Red Bull, caso contrário, você vai virar um zumbi improdutivo.

Conselho 7 – Escreva suas metas e coloque no Facebook e Google agenda
Sempre funcionou comigo, eu sempre escrevi minhas metas e as colocava na geladeira, agora estou colando no Facebook e no Google agenda. Esses lembretes chatos ficam pulando no meu celular, tablet e micro o tempo todo. Isso é bom, eu tento desviar o olhar e não consigo, faço disso um combustível para ir matando meta por meta, é legal chegar no fim do ano e ter conseguido um punhado delas. Último detalhe: não seja genérico na criação da meta, seja específico fazendo assim: meta 1 – Ganhar 100.000,00 reais com palestras e cursos até julho/2012.

Conselho 8 – Vença seu medo custe o que custar
Você tem medo de que? Água, altura, insetos? Eu tenho particular horror a tubarões, normalmente não entro no mar por causa disso. Eu desejo do fundo do coração que você vença seus medos antes do mundo acabar. É por isso que em 2012 eu vou mergulhar com os tubarões brancos na África do Sul, calma, não é suicídio, vou mergulhar naquelas gaiolas, provavelmente estarei protegido. Eu não sou um louco, eu apenas não quero deixar esse planeta como um COVARDE, eu sou #facanacaveira e vou pra cima do meu medo, e você?

Conselho 9 – Lute contra a sua natureza e enlouqueça o sistema
"O sistema é foda", já dizia Capitão Nascimento. Você não nasceu para seguir os outros, não nasceu para ser esponja de tudo que a mídia lhe apresenta, não é porque você nasceu no Brasil que precisa ter o "jeitinho brasileiro", não é porque você vem de família conservadora que vai odiar homossexuais, não é porque você nasceu em um país católico, que você vai ser cristão, enfim, tudo pode ser mudando, basta apenas você questionar a vida o tempo inteiro e realmente chegar à conclusão se essas são as suas verdades ou se você émais um produto do meio. Lutar contra sua própria natureza é uma decisão corajosa, mas se você conseguir, o sistema entra em erro 404 not found.

Conselho 10 – Quebre a banca
Quebrar a banca é questionar o status quo, as verdades absolutas, os manuais engessados, você não pode ser só um grão de areia no deserto. Não seja mais um burocrata desgraçado fazendo as mesmas coisas e invejando seu vizinho. Todos os seres fantásticos que eu conheci quebraram as regras, quebraram a banca. O mundo pode acabar em 2012, é hora de sentir o gozo da anarquia. Até os países mais pobres estão sentindo o gosto da mudança, da revolução, seja um #facanacaveira e mude para melhor.

Conselho 11 – Leia o livro do #QuebreaBanca
Os livros de liderança mentem. É isso que eu quero provar e estou escrevendo meu primeiro livro sobre o assunto, faço muitas provocações no livro e quero contar com a opinião de vocês para enriquecer ainda mais o material. Revelações bombásticas e estatísticas pouco conhecidas vão surpreender você, nada de fantasia, só verdades e cases de tirar o fôlego. Você terá em suas mãos todo o universo da liderança sendo esquartejado em capítulos deliciosos.
Há, Já combinei com o mundo, ele só acaba depois que eu lançar o livro.

Conselho 12 – Faça a última festa do planeta
Considere que tudo terá fim em 2012, faça então a última e melhor festa da sua vida. Convide seus amigos de todas as épocas, gaste uma grana com as pessoas que você gosta, esse é o networking do bem. Peça para que levem fotos do passado, reviva momentos engraçados, faça concursos, gincanas, dance como nunca, beije muito, celebre até o último segundo - é o último dia da sua vida caramba, aproveite!


Por: Fabricio Medeiros Fonte: Administradores - João Pessoa/PB 

Nenhum comentário:

Postar um comentário