sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

O que é marketing pessoal?

Conforme Theodore Levitt, autor de livros clássicos na área de marketing, a definição de marketing é: “obter e manter clientes”. Diante da definição podemos responder a pergunta: o que é marketing pessoal? É saber e ter atitudes para obter relacionamentos pessoais e profissionais positivos e cuidar da manutenção dos vínculos positivos nos ambientes profissional, social e familiar.

Saber vender-se. Os profissionais da Era do Conhecimento necessitam desenvolver a arte da venda pessoal. O conhecimento por si só não inclui mais o profissional no mercado de trabalho. O nome da instituição de ensino em que se graduou e pós-graduou é apenas um fator agregador de valor, não é mais o principal fator determinante para a boa colocação do profissional.

Hoje os profissionais têm dois desafios: produzir o conhecimento e adquirir habilidade em vendê-lo.
As instituições clássicas de ensino superior não capacitam seus acadêmicos na arte de vender-se. Quando se quer persuadir, os melhores argumentos sempre são os fatos – as experiências profissionais. O sucesso dos projetos elaborados e levados ao bom êxito é o principal cartão de apresentação dos profissionais da Era do Conhecimento.

A competitividade no mercado de trabalho globalizado impõe um alto desempenho do profissional e abre espaço para grandes oportunidades. Identificar estas oportunidades e ter habilidade para inserir-se nelas – supõe excelência em marketing pessoal e profissional. 

Conceito de marketing pessoal

Como o dicionário Houaiss conceitua marketing? Marketing – “estratégia empresarial de otimização de lucros através da adequação da produção e oferta de suas mercadorias ou serviços às necessidades e preferência dos consumidores, para isso recorrendo a pesquisas de mercado, design de produtos, campanhas publicitárias, atendimentos pós-venda etc”. E acrescenta: “conjunto de ações, estrategicamente formuladas, que visam influenciar o público quanto a determinada idéia, instituição, marca pessoal, produto, serviço etc.”

Saímos da Era da Empregabilidade entramos na Era da Trabalhabilidade. No contexto da trabalhabilidade os profissionais não têm mais patrões, mas sim clientes. O setor terciário da economia, a prestação de serviços, caracteriza bem esta a trabalhabilidade.

Logo, conceito de marketing pessoal – estratégias pessoais que visam influenciar o público alvo: os clientes (antigos patrões). As técnicas de aprimoramento pessoal ministradas pela Methodus – leitura dinâmica, técnicas de memorização, mind mapz, oratória, falar em público, inteligência interpessoal, administração do tempo, auto-motivação e administração do stress – visam otimizar o potencial dos profissionais da Era da Trabalhabilidade e ampliar suas vantagens competitivas.

O conceito de marketing pessoal é extremamente novo e proveniente do amalgama de conceitos de diversas áreas. A ciência do marketing é originada na economia, mas com a ampliação da base de conhecimento das ferramentas do marketing foram incorporados conceitos de sociologia, antropologia, estatística e psicologia.

De acordo com Philip Kotler, um dos maiores pensadores do marketing, a definição de marketing é: “a função empresarial que identifica necessidades e desejos insatisfeitos, define e mede sua magnitude e seu potencial de rentabilidade, especifica que mercados-alvo serão mais bem atendidos pela empresa, decide sobre produtos, serviços e programas adequados para servir a esses mercados relacionados e convoca  todos na organização para pensar no cliente e atender o cliente”.

Portanto, o conceito de marketing pessoal e profissional é aliar as ferramentas do marketing empresarial aos objetivos de ampliar e realizar o potencial do indivíduo no mercado de trabalho e em suas relações pessoais. 


Publicado: http://www.methodus.com.br/

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