segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Como escolher uma franquia?

Para você que está pensando em abrir seu negócio próprio, antes de tomar qualquer decisão, você precisa fazer alguns passos antes para decidir se a franquia é ideal e não ter problemas futuramente pela escolha.
Em primeiro lugar, faça uma pesquisa para entender e conhecer sobre o sistema de franchising. Após esse estudo, você precisa saber se é capaz de pertencer ao sistema. Portanto, é preciso fazer uma auto-análise do seu perfil, preferências, habilidades e das razões que o levaram a querer investir em um negócio próprio.
Após ver se você possui o perfil para ser um franqueado, identifique quais redes se enquadram nas suas expectativas, considerando o valor de investimento, retorno, filosofia da empresa.
O próximo passo é pesquisar as oportunidades de negócios. A internet é um dos melhores meios de procurar além das revistas, jornais e feiras. Quanto mais você pesquisar, mais chances você terá de encontrar o negócio corresponda a suas expectativas! E também pesquisar o segmento que você se identifica, se é alimentação, serviços, saúde, etc., e depois escolher a marca. Visite a empresa franqueadora e confira a estrutura da empresa, a equipe, os manuais operacionais etc.
Feito tudo isso, após a entrevista com o franqueador e aprovação de seu cadastro, você deverá receber uma  COF (Circular de oferta de franquia), que é o primeiro documento a ser analisado. A entrega da COF ao interessado é obrigatória!
Caso não tenha familiaridade em análise de legislação e contratos, consulte um advogado. É muito importante que você tenha certeza do que irá assinar!
Estando de acordo é só assinar, e boa sorte!
 
Como escolher um ponto para abertura de franquias?
 
O processo de abertura de uma franquia envolve uma série de providências que objetivam o sucesso do negócio. Pertencer a uma boa rede não é o suficiente, é preciso também estar no lugar certo.
Nesse sentido, escolha correta do Ponto Comercial é fator determinante para o sucesso de qualquer negócio e precisa ser feita sempre com análise criteriosa de vários fatores, minimizando os riscos do retorno do investimento.
Não envolvem somente fatores de estrutura, custo, segurança etc..., mas também diz respeito a maneira de como o cliente enxergará o seu negócio.  O visual vai atrair o cliente a distância, deve ser acessível a todos (crianças, idosos, portadores de necessidades especiais) e o ramo de atividade pode atender às necessidades da região instalada.
No intuito de auxiliá-lo nessa escolha tão importante, selecionamos os principais itens a serem observados:
 
Público alvo:
Muito importante observar antes de se decidir pelo local o tipo de público que freqüenta a área escolhida, os hábitos de consumo, razões que os levam até o local etc.. essa observação será fundamental para descobrir se a região é adequada ao negocio. A princípio o local pode parecer excelente, mas numa visita mais detalhada, pode-se notar uma distorção dessa percepção. Por exemplo: é comum pensar que o centro é um ótimo lugar para instalação de um comércio, pois é um local onde há um enorme fluxo de pessoas. Esse conceito aplica-se à maior parte das cidades, mas nas cidades maiores, determinadas áreas do centro por terem prédios antigos e mal conservados, podem ser freqüentadas mais por pessoas sem poder aquisitivo, moradores de rua, enquanto a população consumidora pode ter transferido o local de compras para os shoppings ou novas regiões comerciais onde não corram riscos.
 
Visibilidade:
Outro aspecto a ser considerado para verificar se é boa a localização, é a visibilidade. Trata-se da capacidade de exposição, o quanto a loja é vista, a que distância é vista e como é vista. São muitos os fatores que compõem uma boa visibilidade:
  • Esquinas - muitas vezes tornam-se ponto de referência, tanto na rua quanto em shopping.
  •  Locais próximos a semáforos - enquanto aguardam abrir o sinal as pessoas observam a loja.
  • Estruturas arquitetônicas diferenciadas, um prédio em meio a diversas lojas térreas, por exemplo.
  • Comunicação Visual - uma fachada bem caracterizada, painéis, pintura e material de construção diferenciados.
 
Acesso:
O local deve ser de fácil acesso, seja por meio de transporte coletivo, carros ou pedestres. De preferência em rua conhecida, estacionamento no local ou bem próximo, facilidade de visibilidade da loja; etc.Oferecer local apropriado de acesso para portadores de necessidades especiais e estacionamento, por exemplo, são fatores, que influenciam a decisão do consumidor ao ir à loja.
 
Concorrência:
Um estudo da concorrência vai lhe dar dados importantes sobre a escolha do local. Identifique quem são, quantos são, onde estão os concorrentes e como se comportam para analisar suas estratégias de localização. Ou seja, você deve estar atento: onde tem geograficamente ocorrido a expansão, ou mesmo o fechamento, das lojas dos seus principais concorrentes. A proximidade de lojas do mesmo segmento pode ser benéfica para vários segmentos do varejo, para outros, pode ser fatal.
 
Imóvel:
Antes de decidir por um imóvel você deve definir a metragem necessária para a instalação do negócio. Na maior parte das vezes, essa metragem padrão é fornecida pela franqueadora, baseada em estudos concretos.
A partir desta definição, procure imóveis com dimensões semelhantes, acima ou abaixo, e tenha em mente: térreo é melhor que sobrado, bom fluxo de pessoas aumenta suas expectativas clientes.
Em relação ao imóvel também deve ser observado o estado geral de conservação, pois a necessidade de uma reforma onerosa pode ter um impacto direto no retorno do investimento do negócio, frustrando suas expectativas.
Outrossim, verifique as leis municipais de zoneamento para o seu tipo de atividade empresarial .
 
http://www.soartigos.com/artigo/12653/suafranquia

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