sexta-feira, 5 de agosto de 2011

Peter Drucker – O Futuro

Peter Drucker foi daquelas pessoas que, mesmo quem não é administrador já deve ter ouvido falar, pois é considerado o “pai” da Administração. Reconhecimento que honrou durante todos os seus 95 anos de vida. Mesmo sendo jornalista de profissão e com doutorado em direito público e internacional, sua vida e suas contribuições mais relevantes foram no campo da Administração de empresas.

Um de seus comentários que podem servir de reflexão para todas as pessoas foi sobre o tema “futuro”. Ele disse: “tentar fazer o futuro acontecer é arriscado; mas é uma atividade racional. E é menos arriscado do que continuar a trajetória com a confortável convicção de que nada vai mudar... O propósito da tarefa de construir o futuro não é decidir o que deve ser feito amanhã, mas o que deve ser feito hoje, para que haja um amanhã... Impor ao futuro, que ainda não nasceu, uma nova idéia que tenda a dar uma direção e um formato ao que está por vir. Isso poderia ser chamado de FAZER O FUTURO ACONTECER.” (grifo meu. O melhor de Peter Drucker – A Administração).

O que Drucker tenta passar é que o marasmo e a inércia que assolam a maioria das pessoas em várias situações de suas vidas, sejam no campo pessoal, familiar e/ou profissional devem ser substituídos por uma postura mais pro-ativa, uma atitude mais reflexiva e intervencionista no nosso futuro. Podem-se resumir suas palavras em relação à frase acima como se quiser garantir o seu futuro então o construa. Assiste-se cotidianamente pessoas esperando o “pacote que o futuro, aqui denominado destino apresenta às mesmas, mesmo percebendo que, na grande maioria das vezes é bem distante do que se sonhou.

É necessário sonhar. Sonhar sempre. Contudo é necessário planejar, ter perseverança, ter disciplina e determinação para ver seus sonhos realizados. O simples processo de desejar não representa dizer que se está garantindo o futuro. Os livros de auto-ajuda, em sua maioria são mestres em frases de efeito que quase sempre passam a falsa idéia de que basta desejar ardentemente uma coisa que a mesma de materializará. O pior de tudo é que muitas pessoas crêem nisso. É necessário muito mais. É necessário ampliar o desejo e o sonho para o campo da ação.

Quantos sonhadores conhecemos e damos méritos, mas que não seriam nada a mais que sonhadores se não se dispusessem a trabalhar arduamente para concretizar seus sonhos?, lembremos-nos de Galileu, Michelangelo, Thomas Edison, Santos Dumont, Gandhi e tantos outros que poderiam ser citados, é uma lista praticamente interminável, incluindo aqui Peter Drucker, um sonhador e realizador no campo da Administração. Um realizador que conseguiu imprimir uma marca incontestável no pensamento político, econômico e social da humanidade.

Muito provavelmente fará falta para a Administração de empresas, principalmente nesse período de transição, com cada vez mais influência, do fenômeno globalização que estamos vivenciando. Todavia, Peter Drucker e suas teorias, dificilmente perderão o ar de modernidade, pois pensamento sempre a frente do seu tempo ainda lhe dará muitos anos de lembranças e servirá de referência para muitas áreas em vários países.

Mesmo tendo partido dessa vida desde 11 de Novembro de 2005, ele estará presente em cada discussão acerca do futuro da Administração. Isto porque Peter Drucker não foi apenas um pensador ou sonhador, mas antes de tudo alguém que pensou no futuro para poder realizá-lo no tempo presente. Ensinamento esse que é sem fronteira, quer seja de profissão, quer seja de cultura ou quer seja de país.

Quer garantir um futuro promissor, então o crie!

por: Luiz Carlos de Assunção Lula Filho - http://cideduc.blogspot.com 

Nenhum comentário:

Postar um comentário