quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

Como agir na entrevista de emprego

"Os jovens não ganham salários, eles fazem salários", alerta especialista
Há quem afirme que o primeiro emprego é muito importante porque se torna a base dos contatos da vida profissional que começa. Outros consideram apenas uma primeira experiência de muitas outras mais importantes que virão. No fim das contas, quem está certo?
A resposta mais correta é: ambos os lados. O primeiro trabalho é, sim, o momento de o profissional mostrar suas capacidades ao mercado, e é lá que vai dar os primeiros passos de uma carreira de sucesso. Por outro lado, o momento também é de aprendizado. Agora o que, de fato, não pode deixar de existir é o comprometimento e a consciência de que a partir do momento em que se assina um contrato, há responsabilidades a cumprir.
Tudo isso, no entanto, tem de ficar bastante claro na entrevista de emprego, porque é lá que a empresa vai tentar conhecer e entender quem é o profissional que está contratando.
"A maioria dos candidatos chega à empresa sem saber o que ela vende, produz, fabrica ou que serviço oferece. Isso é básico! O primeiro passo é conhecer melhor as empresas nas quais desejam trabalhar. Na minha opinião, dar uma boa resposta à pergunta 'por que quero trabalhar nesta empresa' vale um milhão de dólares", afirma o empresário Marco Valério.
Segundo ele, para respondê-la adequadamente, o candidato precisa alocar tempo para pesquisar estas organizações. Quem as dirige? Como pensam estas pessoas? Qual é realmente o business destas organizações? Conheço alguém que trabalha ou trabalhou nestas empresas? O que elas pensam a respeito destas empresas? Como é o relacionamento destas empresas com os seus funcionários? Em que mercados elas atuam?
Sobre salários, Marco define como a segunda questão de um milhão de dólares. "Quanto realmente eu valho?" Essa é a pergunta que o jovem deve fazer para si. E se ele souber responder a esta pergunta, saberá o que dizer ao entrevistador", explica.
O empresário reconhece que o nervosismo pode ser um grande empecilho na hora de conseguir o emprego. E ele dá a dica para segurar a tensão no momento da entrevista: estar preparado. "Será a hora do show do candidato. Ele deve ensaiar, ensaiar, ensaiar, ensaiar e ensaiar. Sendo o jovem a estrela do espetáculo da entrevista, o entrevistador é a platéia. Se o candidato souber respeitá-la (ensaiando e se preparando) terá boas chances de agradar", diz.
Por Redação, www.administradores.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário