sábado, 5 de junho de 2010

Entenda como funciona o cadastro de reserva de concursos públicos

Apesar de aprovado, candidato pode não ser contratado

Estão abertas, até o dia 20, as inscrições para a formação de cadastro de reserva para as Centrais Elétricas Brasileiras (Eletrobras), para cargos de Ensino Superior. O salário inicial é de R$ 3.975,10, para jornada de 40 horas semanais.
Apesar de apresentar um salário atraente, o candidato aprovado somente fará jus a ele quando efetivamente for nomeado para a função, o que pode não acontecer, uma vez que ele é reserva. A classificação gera apenas uma "expectativa de direito", por isso, nos concursos de cadastro, é importante conseguir uma boa classificação: isso aumenta muito as chances de nomeação.
Repescagem - Esse tipo de cadastro existe para que quando sejam abertas vagas em determinado órgão, este não perca muito tempo organizando um novo concurso. Os aprovados no cadastro estão lá, à espera de uma nomeação.
“Todas as informações devem estar no edital. Pela lei, o cadastro de reserva é válido por dois anos, podendo ser prorrogado por mais dois. Enquanto o aprovado não é chamado para ocupar a vaga, ele pode trabalhar em outros lugares, não há vínculo”, explica Ernani Pimentel, presidente da Associação Nacional de Proteção e Apoio aos Concursos (Anpac).
Para o professor Ricardo Ferreira, especialista em concurso público e autor do livro "Manual dos concurseiros - Dicas e estratégias para passar em concursos", da Editora Ferreira, em tese, o cadastro de reserva serve para preencher as vagas que se tornem disponíveis durante o prazo de validade do concurso.

“Na prática, porém, algumas entidades usam o cadastro de reserva como forma de não se obrigarem a chamar os candidatos aprovados dentro do número de vagas do edital. Isso porque o entendimento da Justiça passou a ser o de que os candidatos aprovados dentro do número de vagas oferecidas têm direito à convocação dentro do prazo de validade do concurso” aponta.
Ressalvas - Ferreira acrescenta ainda que já existem estudos e projetos destinados a limitar ou mesmo a proibir o uso de cadastro de reserva em concurso. Mesmo assim, o professor afirma que vale a pena prestar esse tipo de concurso, com algumas ressalvas.
“Ele deve avaliar se a entidade que promove o concurso tem tradição em convocar um número expressivo de candidatos aprovados em seus concursos. Se em concurso anterior ela não chamou ninguém ou quase ninguém, é melhor não arriscar.”
Instituições conhecidas, como a Caixa Econômica Federal, o Banco do Brasil, o BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social), tribunais e a Petrobras, realizam o cadastro tradicionalmente e costumam convocar muitos dos aprovados. 

Maria Carolina Nomura, iG São Paulo


6 comentários:

  1. avelangequeiroz@hotmail.com4 de julho de 2010 às 00:30

    Isto aí se chama indústria do concurso é um absurdo, os correios lançou um concurso para cadastro de reservas com validade de seis meses prorrogado por mais seis, decorrido os 12 meses lançou outro sem chamar quase ninguém do anterior, agora o banco do brasil e a caixa economica estão fazendo concurso com um ano prorrogavél por mais um, não acaba nem o prazo direito já lançam outro concurso sem chamar quase ninguém e o cadastro lotado, é um absurdo cadê os legisladores deste país, Que País é este?

    ResponderExcluir
  2. Tenho uma dúvida fui aprovada no concurso do BB 03/2007 fui aprovada, mas não fiquei tão bem colocada agora o BB abriu um outro concurso e estou na duvida se serei chamada, tendo em vista que o consurso de 2007 terá validade até outubro de 2011 e faltam 70 pessoas para chegar a minha vez...fico na dúvida do que fazer....fico no aguardo de alguma orientação. obrigada.

    ResponderExcluir
  3. Fui aprovado em 1º lugar num concurso de uma prefeitura, para cadastro de reserva. Descobri que só existem duas vagas criadas por lei e já estão preenchidas por pessoas de um concurso anterior. Se essas pessoas não sairem em 4 anos, mesmo eu estando em 1º lugar, não serei chamado. É foda...

    ResponderExcluir
  4. como pode os correios laçarem um novo concurso,para tantas mil vagas tendo um cadastro de reservas vasto. e o ministério público ta dormindo é?

    ResponderExcluir
  5. O CADASTRO DE RESERVA DOS CORREIOS NÃO TÊM AS COLOCAÇÕES DOS CANDIDATOS PORQUÊ. QUE FALTA DE RESPEITO É ESSE COM PESSOAS QUE RALARAM ESTUDANDO; DEIXARAM DE COMPRAR COMIDAS PARA FAZER INSCRIÇÕES E PAGAR PASSAGENS PRA REALIZAREM PROVAS. ALIÁS QUE PAIS É ESSE???????????????

    ResponderExcluir
  6. Falando dos Correios, nunca vi nd igual, em algumas regionais o cadastro de reserva de MG está esgotando, enquanto em algumas não chamaram quase ninguém, o que mais revolta é que o número de MOTES é grande, e que em algumas cidades as pessoas nem de MOTE querem trabalhar, enquanto isso ficamos aqui esperando algo que pode não acontecer, um exemplo é a regional de Passos/MG o cadastro não anda enquanto a regional de Formiga/MG e São Sebastião do Paraíso/MG voa, porque isso acontece? alguém pode me responder?

    ResponderExcluir