domingo, 28 de março de 2010

Estadio Castelao - São Luís Maranhão

Estádio João Castelo (Castelão) - São Luís Maranhão

O Estádio Castelão foi totalmente reformado, de acordo com os padrões exigidos pela Fifa.


Castelão foi concluído em 1982 e inaugurado no dia 1º de maio do mesmo ano, em um empate entre Maranhão e Sampaio Corrêa, em partida válida pelo Torneio do Trabalhador. 
O título da competição, o primeiro disputado no estádio, ficou com o Sampaio Corrêa. 
Quatro dias depois da inauguração, a Seleção brasileira venceu a seleção portuguesa por 3x1.
O recorde de lotação do estádio é de 98.720 pessoas em 24 de setembro de 1998, quando o Santos ganhou a partida contra o Sampaio Corrêa por 5x1. 
Este jogo da Copa CONMEBOL quebrou o recorde anterior que foi de 95.000 pessoas (Moto Club 3x1 Sampaio Corrêa, jogado em 1987).
O jogador que mais marcou gols no estádio Castelão foi o centroavante Bacabal, que anotou quase duzentas vezes no estádio.

[editar]
Seleção Brasileira

A Seleção brasileira de futebol jogou quatro vezes no Castelão. A primeira partida foi em 05 de maio de 1982, contra Portugal, com vitória brasileira por 3 a 1 (um dos gols marcado por Zico). Depois, em 1º de abril de 1986, a seleção brasileira jogou contra a seleção do Peru e venceu por 4 a 0. Em 23 de setembro 1998 jogou contra a antiga Iugoslavia e empatou por 1x1, com gol de falta de Marcelinho Carioca. A última partida ocorreu em 2001 contra a Venezuela, pela rodada final das eliminatórias da Copa do Mundo de 2002, quando o Brasil venceu a partida por 3x0 (com dois gols de Luisão e um de Rivaldo).


O Estádio Castelão foi totalmente reformado, de acordo com os padrões exigidos pela Fifa, incluindo obras na parte estrutural e elétrica, além de recuperação das vias de acesso, instalação de catracas eletrônicas e de câmeras de circuito fechado de TV, adaptação às pessoas com deficiência e moderno sistema de iluminação.
O primeiro jogo após a entrega do estádio está marcado para szta quarta-feira (12), entre as equipes do Sampaio Corrêa e Vilhena (de Rondônia), partida válida pelas oitavas de final da Série D do Campeonato Brasileiro.






Nomes
NomeEstádio Governador João Castelo
Características
LocalSão Luís, Maranhão
Gramado(110m x 75m)
Capacidade40.000 pessoas
Construção
Data1981
Inauguração
Data1º de maio de 1982
Recordes
Partida inauguralMaranhão 1x1 Sampaio Corrêa
Primeiro golEvandro (Maranhão)
Público recorde97.720 pessoas
Data recorde24 de setembro de 1998
Partida com mais públicoSampaio Corrêa 1x5Santos
Outras informações
ProprietárioGoverno Estadual doMaranhão
Mandante

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre

4 comentários:

  1. Amigo , a primeira foto não é do estadio Castelão e sim do estádio João Havelange conhecido como Parque do Sabiá em Uberlândia MG.

    ResponderExcluir
  2. algumas fotos em 360graus do estádio: http://www.9d.com.br/360graus/eventos-360graus/reabertura-do-estadio-castelao-sampaio-x-vilhena-em-360graus/

    ResponderExcluir
  3. Há muita coisa a ser corrigida aqui. A primeira, a foto não é do Castelão de São Luís-Ma e sim do Parque do Sabiá, de Uberlândia-MG. Os dois são idênticos porque o projeto foi o mesmo, já que o Governador do Maranhão, João Castelo, que dá nome ao estádio, simplesmente comprou o projeto mineiro e construiu o seu estádio com empreiteiras do primo. Ambos estádios foram inaugurados em 1982. A segunda informação falsa é de que a inuaguração se deu em partida realizada entre Maranhão e Sampaio Corrêa. É Informação falsa também porque houve na realidade um torneio reunindo várias equipes da capital maranhense e do interior cujo campeão foi o Sampaio Corrêa. De qualquer forma foi uma inuaguração extra-oficial porque a oficial se deu cinco dias depois no jogo Brasil X Portugal com o primeiro gol assinalado pelo jogador Júnior ex- Flamengo-RJ. Terceira informação inverídica e absolutamente falsa, o jogo pela Conmembol entre Sampaio Corrêa e Santos-SP, que sequer foi citado aqui, quebrou o recorde não da partida Moto Club 3 X 1 Sampaio Corrêa e sim da partida da seleção Brasileira contra a Yuguslávia em 1 a 1 com o gol brasileiro anotado por Marcelinho Carioca. O Moto Club nunca soube o que foi colocar mais de 30.000 torcedores no estádio em partida solo, nem quando ele, o Castelão, comportava quase 100 mil pessoas. O maior público entre as duas equipes se deu depois da consquista da série C de 1997 pelo Sampaio Corrêa quando aí sim o Moto venceu o Sampaio (que vinha da ressaca da conquista) por 3 a 0 em jogo absolutamente financiado pelo governo do estado através do programa nota na mão, assim como se dera na semi-final da Conmembol vencida pelo Santos. Na ocasião o público foi de aproximadamente 75 mil pessoas, em sua esmagadora maioria por torcedores do Sampaio Corrêa, já que a torcida rival encontrava-se arrasada pelo rebaixamento da série B do nacional (REMO 3 X Moto 0)um mês antes da conquista vda série C pelo Sampaio, fazendo com que os dois trocassem de série em um mesmo ano. Segui-se um processo de rebaixamentos sucessivos que culminou com a quase extinção do Moto Club, hoje um time da segunda divisão do campeonato maranhense.
    As informações, portanto, antes prestadas carecem da verdade pura e simples devido ao fato de ter sido postada por um torcedor do Moto que, não raras vezes, ele, bem como seus párias, utilizam do expedienta da falsidade pelo clube se encontrar em penúria. Por respeito aos torcedores em geral dou-lhes um conselho: "Busquem as fontes originais".
    Arley N. da Silva

    ResponderExcluir
  4. A primeira imagem no inicio da publicação, logo acima, não é do estadio Castelão, sou vizinho do estadio e não reconheci o estadio e nem o local, não há uma vasta vegetação e nem um rio proximo.

    ResponderExcluir