QUEM SOU EU

Minha foto

Administrador de Empresas(UEMA), Mestrado em Administração(FGV-RIO), Professor Universitário (FAMA/UFMA), Ex-Presidente do CRA-MA, Ex-Conselheiro Federal de Administração - CFA, Empresário (DEPYLMAR, ), Ex-Conselheiro Fiscal da ANGRAD, Vogal da Junta Comercial do Maranhão (JUCEMA)Consultor de Empresas, Avaliador do INEP/MEC, Maranhense de Pedreiras, filho de Valdinar e Cavalcante Filho, Casado (Graça Cavalcante), 02 Filhos (Nathália Johanna e Diego Henrique), apaixonado pelo Moto Club de São Luís, Botafoguense de Coração e Feliz da Vida...

quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

Como desenvolver brainstorming eficiente

Por Michele Martin

Brainstorming é um turbilhão de ideias. Além de ser muito eficiente, poderá ser executado por várias pessoas num ambiente relaxado e descontraído. Se os participantes sentirem-se livres e à vontade, usarão mais suas mentes e, então, produzirão ideias mais criativas.

Segue um passo a passo que irá ajudá-los a desenvolver melhor esse brainstorming:



  • Definir o problema. Escreva concisamente o problema para que todos possam entender e que esteja de acordo com o modo que foi formulado.

  • Dar tempo-limite de aproximadamente 30 minutos para o desenvolvimento desse projeto.

  • Permitir que todos opinem na solução desse problema. O importante é que não haverá absolutamente crítica alguma às ideias por mais malucas que elas sejam. 

  • Escolher as cinco melhores ideias, após o término do tempo estipulado, e certificar-se de que todos os envolvidos estejam de acordo. 

  • Escrever cinco critérios que julguem ser as melhores ideias e que podem resolver o problema.

  • Pontuar as ideias. Todos os critérios deverão receber uma nota de 0 a 5 pontos e, no fim, somar as pontuações.

  • No fim, indicar a ideia com maior pontuação à resolução do problema, mas lembre-se: guarde o restante das ideias e aplique-as nos momentos mais indicados.



Nenhum comentário:

Postar um comentário